terça-feira, 30 de abril de 2013

PECAR É "DAR MANCADAS COM DEUS"


por Carlos Augusto Vailatti
 
Quando falo sobre o pecado, gosto de definí-lo a partir da sua raiz etimológica latina. Sabe-se que o verbo português "pecar" é derivado do latim "peccare", que, em seu uso primitivo, significava: "fazer passo em falso, perder o pé, e, portanto, cair, falando-se dos cavalos e outras montarias; depois, figuradamente, o verbo veio a fazer referência ao mau passo moral, errar, cometer falhas". Essa palavra tem ligação com a palavra latina "pecus", que significa: "pé defeituoso, pé incapaz de percorrer o caminho". Em outras palavras, "pecar" é "coxear, manquejar, capengar". Por isso, a partir dessas informações linguísticas, gosto de definir "pecado" como "o ato de dar mancadas com Deus". Dito de outra maneira, quando pecamos estamos dando um "passo em falso" em nossa relação com o Senhor.

 Esses dados talvez nos ajudem a entender algumas afirmações feitas pelo salmista em vários Salmos, tais como:

 "Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" (Salmo 40:2);

"pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz dos viventes" (Salmo 56:13);

"Bendizei, povos, ao nosso Deus e fazei ouvir a voz do seu louvor; ao que sustenta com vida a nossa alma e não consente que resvalem os nossos pés" (Salmo 66:8-9);

 "Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos" (Salmo 73:2);

"Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda" (Salmo 116:8);

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Salmo 119:105).

Ora, Àquele que é Poderoso para guardar os nossos passos e para nos impedir de "dar mancadas com Ele" sejam o Louvor e a Glória para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário